MENU PRINCIPAL


  Retornar

 

NOSSAS VISITAS


 

 

Filmes Bíblicos

Barrabás

Barrabás é um personagem misterioso, citado breve e exclusivamente no Novo Testamento, no contexto do Julgamento de Jesus. Ele seria um criminoso condenado à morte pela justiça romana, que acaba libertado por vontade do populacho judeu, posto a escolher entre Ele e o Nazareno.

A partir dessas escassas informações sobre o personagem, o escritor sueco, Pär Lagerkvist (laureado com o Prêmio Nobel, em 1951), concebeu uma obra de ficção na qual se baseia este filme de Richard Fleischer.

Nele, Barrabás passa por várias situações críticas, seja como escravo-mineiro, seja como Gladiador em plena capital do Império Romano. E, em todas elas, a lembrança de Jesus parece persegui-lo, através de outros personagens, como o seu companheiro de infortúnio, Sahak, e o treinador de gladiadores, Lucius.

Por força disso, Barrabás quase se torna Cristão e é nesse estado que ele interpreta o Incêndio de Roma, ocorrido no Reinado de Nero, como um prenúncio do advento de uma nova era, prometida pelo Cristo.

Até no fim, ele se mantém atado a Jesus, posto que também sofre o suplício da cruz. Mas se o Nazareno (segundo os Evangelhos) expira dizendo: "Pai, em Tuas mãos entrego o meu espírito!", Barrabás, que apesar de tudo não conseguiu converter-se a nenhum Deus, encerra sua vida murmurando para a Noite: "Escuridão, entrego-me à tua guarda!".
 


 

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

 

NOSSA VITRINE

Copyright ©2012 Edley Reis de Oliveira (31) 9663-1808