NOSSAS VISITAS |
|
|
|
O Feudalismo
Unidade 6
Objetivo:
Os conteúdos aqui disponibilizados visam o aprendizado
por meio da metacognição, utilizando múltiplas linguagens,
estão separados e
organizados para alunos do Ensino Fundamental, Ensino
Médio e para quem está se preparando para o ENEM.
|
|
|
|
16.0 - Feudalismo |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
• |
Formação do Feudalismo |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
• |
Elementos Romanos e Germânicos |
|
|
|
|
|
|
|
• |
Processo de Transição |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
— |
Elementos Romanos |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
› |
Colonato |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
› |
Enfraquecimento do Poder Centralizado |
|
|
|
|
|
|
|
— |
Elementos Germânicos |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
› |
Economia Agropastoril |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
› |
Comitatus |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
› |
Beneficium |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
• |
Características Gerais |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
• |
Organização Política, Social e Econômica |
|
|
|
|
|
|
|
• |
Poder Político Local |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
— |
Suserania e Vassalagem |
|
|
|
|
|
|
|
|
• |
Ordens Feudais |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
— |
Nobreza ou Bellatores - Guerreiros |
|
|
|
|
|
|
|
|
— |
Clero ou Oratores - Rezadores |
|
|
|
|
|
|
|
|
— |
Trabalhadores ou Laboratores - Trabalhadores |
|
|
|
|
|
|
• |
As Relações de Trabalho |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
— |
Senhorio |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
› |
Campos Abertos - Terras Comunais |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
› |
Reservas Senhoriais |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
› |
Mansos Servis |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
— |
Servidão |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
› |
Corveia |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
› |
Talha |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
› |
Banalidade |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
› |
Nobres e Servos: A Vida na Europa Ocidental |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
› |
Os Castelos |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
› |
A Alimentação |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
› |
Os Modos |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
› |
A Moradia do Servo |
|
|
|
NOSSA VITRINE |
|
|
|