MENU PRINCIPAL


  Retornar

 

NOSSAS VISITAS


 

 

Carlos Eduardo Cardoso

A Demografia e a Geografia
 

“Quando o mundo acabar, vou subir
naquele morro e ouvir as notícias
pelo meu radinho de pilha.”

Chico, meu irmão, aos nove anos de idade.


Os Cientistas são unânimes em afirmar que estamos Sós no universo. Aparentemente não existe a possibilidade de encontrarmos vida inteligente em qualquer outro recanto deste vasto mundo, que não seja no nosso planetinha. A conclusão natural desta constatação é que deveríamos Cuidar bem da Vida. Protegê-la. Mas, se o homem é um ser racional, não é verdade que o coletivo de homens o seja. Para citar apenas as ameaças mais recentes ao futuro da humanidade no planeta, podemos nos lembrar da ameaça atômica, durante a guerra fria, e atualmente a ameaça ecológica.

Sobre o primeiro ponto, muito já se falou e ainda se fala e se discute. Mas quero chamar a atenção para o segundo tópico, sobre o qual as discussões ainda estão bastante acaloradas. Que a atividade do homem causa dano ao planeta, todo mundo concorda. O que se discute é se a intervenção do homem é decisiva para as mudanças climáticas que estamos observando e para as que estão em curso, segundo os cientistas.

Durante a minha juventude, fazendo coro à minha geração, fui um entusiasmado defensor do socialismo, por tudo que ele trazia em prol da humanidade. Até hoje, o “meu socialismo” ainda é aquele que povoou o mundo onírico da geração anos sessenta. Mas o “sonho acabou” e uma nova ordem mundial veio como uma tsunami avassaladora perverter as consciências de todo o planeta, como o canto da sereia ulissiana. Ulisses resistiu, mas a humanidade não é racional, apenas o ser humano o é.

Os meios de comunicação de massa, ou melhor, as pessoas que os manipulam sabem disso.

Diante da TV assisto pasmo ao descarado aproveitamento da irracionalidade das massas pelos espertalhões. Acreditem os senhores que o Jornal Nacional, da tv Globo, chegou a “informar” que, para combater a falta de água no planeta, o cidadão deve fazer xixi no chuveiro. O mesmo jornal que cobra fortunas para que os anunciantes nos impinjam produtos dos quais não necessitamos.

Já os “cientistas” europeus disseram ao mundo que o xis do problema é o (acreditem!!!) pum da vaca brasileira, sim porque a vaca européia não solta pum. O que salta aos olhos é a apropriação do tema em questão para os objetivos estratégico-econômicos dos diversos povos. A China já foi acusada como comparsa do pum da vaca e por aí vai. Mas você nunca vai escutar um “cientistaeuropeu acusar uma indústria química alemã, uma montadora de carros italiana e etc.

Simultaneamente vemos o trabalho das ONGs buscando a mudança de comportamento das pessoas, através da conscientização. O que se observa do receituário difundido por essas organizações é que muitas das propostas têm um cunho eminentemente socialista: responsabilidade no consumo, associações comunitárias para reciclagem etc.

Estupefato, constato que não há uma referência ao crescimento demográfico da população sobre a face do planeta. Estupefato ainda por não ouvir sequer uma contestação ao sistema capitalista. Um raciocínio rápido poderá nos mostrar que uma coisa está intimamente ligada à outra. Como? O sistema capitalista vive de mercado, uma empresa capitalista busca cada vez mais e mais mercado.

No estágio globalizado em que nos encontramos, os mercados estão saturados. Então a única forma de ampliação do mercado é o surgimento de novos consumidores. Friamente analisando, para o ideário capitalista cada pessoa que nasce é mais um consumidor fundamental à sobrevivência da máquina.

A expansão da raça humana é, sob todos os pontos de vista, desejável. Mas a perpetuação da espécie me parece ser o principal objetivo. Até que apareça um gênio da matemática que consiga me convencer de que a curva do crescimento demográfico não vai levar este planeta ao abismo, estarei sentado em frente à tv esperando a “grande notícia”.



Carlos Eduardo Cardoso
 

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

 

NOSSA VITRINE

Copyright ©2012 Edley Reis de Oliveira (31) 9663-1808